]

Infraestrutura Física

Para realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, as Faculdades Integradas da União de Ensino Superior Certo têm suas instalações na QSD 5/6- Taguatinga/DF.

Atende em prédio próprio, em espaço construído para a atuação especialmente educacional,  a  infraestrutura física disponível está projetada e desenvolvida para atender com eficiência as demandas das atividades didático-pedagógicas e da comunidade acadêmica, além de possibilitar que os portadores de necessidades especiais possam acessar os diferentes locais na faculdade sem dificuldades de locomoção. Os ambientes atendem aos padrões exigidos quanto a dimensões, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. 

Os gabinetes dos Coordenadores de Curso possuem a infraestrutura necessária no que tange a equipamentos e pessoal. Cada Coordenador possui sala individual de trabalho e atendimento, assim como serviços de secretaria em 2 turnos, a fim de atender às demandas acadêmicas, além de sala dos professores e sala de reuniões

Os setores administrativos possuem infraestrutura física e de equipamentos compatíveis à demanda, e contam com um corpo funcional qualificado: tesouraria, protocolo, secretaria de registros acadêmicos, e administração geral.

As instalações para palestras e conferências estão alocadas em seu auditório com acomodações confortáveis e área exclusiva para acomodar pessoas portadoras de necessidades especiais e disponibiliza os seguintes equipamentos e materiais: projetor multimídia, talão, microfone sem fio, iluminação adequada  e sistema acústico

Todas as salas de aula atendem aos padrões exigidos quanto a dimensões, luminosidade, acústica e ventilação – janelas amplas. O mobiliário atende as especificações. Quanto aos recursos didáticos, as salas dispõem de quadro branco para pincel, projetor multimídia e, em algumas, telas de projeção. As telas e outros recursos são fornecidos pelo Setor de Audiovisual.

As salas (20) possuem carteiras individuais e projetadas de forma a proporcionar conforto ao estudante. Tanto as salas como todo o mobiliário são limpos diariamente, proporcionando aos estudantes e professores um ambiente confortável. 

As instalações sanitárias, banheiros masculinos e femininos, utilizadas pelos professores e alunos estão localizadas em pontos internos e estratégicos de circulação, tais como salas de aulas, biblioteca, laboratórios e clínica. As zeladoras são responsáveis pela limpeza e reposição dos utensílios descartáveis utilizados nos mesmos.

Em relação à infraestrutura de alimentação e de serviços, a Faculdade possui duas  cantinas que tem uma boa área para alimentação. O seu uso é privativo do corpo discente, docente e colaboradores, permitido também o acesso de outras pessoas, quando da realização de eventos. Está localizada no térreo do prédio. Trata-se de uma cantina interna e externa com ampla área coberta para lazer.

As instalações incluem ainda uma piscina , uma quadra coberta e outra ao ar livre, além de um bosque.

Biblioteca

A Biblioteca universitária tem por finalidade promover o acesso a materiais bibliográficos e audiovisuais, contribuindo para a geração da informação e constituindo-se no órgão que atua diretamente no apoio às atividades do ensino, pesquisa e extensão. 

O acervo da biblioteca contempla as áreas pertinentes aos cursos ministrados pela instituição, em diferentes suportes. Desta forma, encontra-se aberta em período integral para melhor atender seus usuários. 

O quadro a seguir, demonstra a quantidade de volumes e exemplares de do acervo existente na biblioteca.


ITEM NÚMEROS

TÍTULOS VOLUMES

Livros 4439 9274
Periódicos Nacionais 41 821
Periódicos Estrangeiros 2 25
CD-ROMs 32 85
Fitas de vídeo 33 98
DVDs 41 47


A Biblioteca conta com amplas instalações, contemplando ambientes reservados para estudos individuais e em grupos, com espaço e mobiliários apropriados, além da área privativa para acesso restrito à equipe técnica da biblioteca. 

Esses ambientes foram projetados para o atendimento de condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, conservação e comodidade necessárias e bem-estar aos usuários. 

Conta com espaço para disponibilização do acervo, espaço para leitura com mesas individuais e para até 4 pessoas, 3 salas de estudo em grupo e uma sala de vídeo. 

A política de atualização e expansão do acervo da Biblioteca visa atender o cumprimento dos planos de ensino dos projetos pedagógicos dos cursos das Faculdades, observando as recomendações dos indicadores da avaliação de cursos do Ministério da Educação, no que se refere aos acervos específicos dos cursos e aos padrões da Biblioteconomia quanto ao desenvolvimento de coleções.

O objetivo da atualização e expansão é subsidiar o processo de aquisição e de permuta de materiais bibliográficos e audiovisuais. Assim, a política de atualização e expansão tem como objetivos, favorecer o crescimento racional e equilibrado do acervo e de identificar os campos de interesse da Instituição.

Desta forma, a atualização do acervo se da mediante seleção e compras programadas, a partir de indicações de coordenadores, professores, estudantes, bibliotecários, atendendo, sobretudo a bibliografia básica e complementar indicada nos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdade.

As aquisições são realizadas semestralmente, ou em decorrência de alguma complementação necessária durante esse período para atender a uma demanda específica do curso, disciplina ou módulo.

A política de aquisição da Biblioteca observa os seguintes critérios:

  • Adequar o material bibliográfico em consonância com os objetivos institucionais.
  • Registrar a autoria a respeito aos direitos do autor e/ou editor.
  • Atualizar constantemente o material bibliográfico
  • Verificar a pertinência do conteúdo da obra em relação aos objetivos dos planos de ensino dos cursos.
  • Atender às questões de qualidade técnica do item bibliográfico (gráfico, sonoro e visual).
  • Levantar os custos dos itens bibliográficos em várias fontes (editoras distribuidoras).
  • Definir o idioma garantindo a acessibilidade e utilização aos usuários.

O acervo da Biblioteca contem diferentes tipos de materiais bibliográficos como:

  • Livros (impressos e eletrônicos).
  • Periódicos (revistas especializadas e gerais, jornais, etc.).
  • Publicações editadas pela Instituição.
  • Multimeios (CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, etc.) e outras publicações de interesse da Instituição.
  • Todo o acervo encontra-se informatizado, utilizando-se o Sistema UniCollege Gestão Bibliotecária. Este sistema foi desenvolvido em plataforma WINDOWS e compatíveis com Banco de Dados SQL. O sistema opera em rede de microcomputadores, possuindo módulo para Web e multimídia. Permite pesquisa por autor, título, assunto etc., além de pesquisas cruzadas, possibilitando a emissão de relatório de crítica e com formatações especiais, entre outros, sendo adequadas à gestão do acervo e ao atendimento do empréstimo e da reserva de livros, periódicos e CD-ROMs, entre outros materiais.
  • Para tal processo, a instituição colocou à disposição da biblioteca, profissionais capacitados, para seu gerenciamento, proporcionando para a comunidade acadêmica, segurança confiabilidade e agilidade na recuperação da informação.

A Biblioteca da Instituição funciona das sete horas da manhã às vinte e duas horas, permanecendo aberta no horário do almoço das 13h às 14h, permitindo que os alunos que trabalhem possam prover seus estudos em local adequado ao aprendizado. O horário integral viabiliza uma maior acessibilidade dos alunos.

Laboratórios

Os laboratórios das Faculdades Integradas da União de Ensino Superior Certo destinam-se ao atendimento das necessidades e peculiaridades de cada um dos cursos da faculdade, alinhando espaço e conforto, tendo em vista a garantia da qualidade de ensino e a formação de profissionais aptos a vencerem os desafios no mercado de trabalho. 

Os estudantes utilizam os laboratórios em atividades, disciplinas e em horários livres, de acordo com a organização acadêmica. As atividades são em grupos ou individualizadas com acompanhamento pelo professor responsável, auxiliado por monitores e pessoal de apoio. As atividades acadêmicas podem ser realizadas nos laboratórios de práticas profissionais, atividades de estágio e de línguas.

Laboratórios de Informática

Os recursos tecnológicos são disponibilizados nos laboratórios de informática e poderão ser utilizados em sala de aula e na Biblioteca Central. Estão disponíveis 100 unidades de iPads com softwares instalados para práticas pedagógicas específicas. O prédio todo tem conexão à internet banda larga (wireless).

Galeria de Imagens

Confira abaixo toda a nossa estrutura!

Top